12 março 2014

Meu Emagrecimento (Reeducação Alimentar)

Oi gente, tudo bem?
Sei que este blog é de maquiagens, mais também é de afins como o que inclui beleza, saúde e estética, então resolvi trazer estes post pessoais que me refiro a vida saudável. Muitas pessoas estão me perguntando o que exatamente estou incluindo na minha alimentação, então resolvi criar este post para poder ajuda-las. Muitas coisas andei adaptando com os alimentos que gosto, outros são por recomendação médica e outros são por vontade própria. Lembrando o seu corpo não necessita das mesmas quantidades que o meu, por isso antes de tudo, procure um médico para lhe orientar.




Hoje faz 2 meses que entrei na Reeducação Alimentar, e não esta sendo fácil me adaptar com essa nova vida, mais estou me esforçando. Pois sei que se eu não mudar, quem mudará por mim? Então tudo faço na medida do possível, minha meta não foi somente aprender a se alimentar corretamente, como também foi ter hábitos para exercícios. Desde que terminei o ensino médio em 2005, depois veio namoro, trabalho e faculdade ao mesmo tempo, nesse período por estresse, ansiedade acabei engordando uns 20kg ou mais, eu sempre fui de fazer exercícios, caminhada, nunca fiquei parada, más como a mudança foi de repente, tudo teve que mudar em minha vida, e pra eu me adaptar com tudo foi difícil, não tinha tempo mais para nada, nem para cuidar de mim. Como minhas leitoras e seguidoras já sabem, faz 2 anos que pratico dança (jazz) isso me ajudou muito a manter meu peso e não engordar mais, só que o tempo de exercício é pouco, somente 2x por semana e o médico orientou para que eu praticasse pelo menos algo 1x ao dia, como caminhada, corrida, bicicleta, pilates, natação, academia, entre outros e pediu para que eu escolhesse o que eu acharia melhor, então escolhi academia e caminhada, além de continuar na dança (jazz).

Então vamos ao que interessa, neste post vou falar um pouco da alimentação correta,  mas se você quer ter resultados rápidos, procure se exercitar, beber muita água e comer em 3 em 3 horas. Vou falar aqui o que praticamente todos já sabem, só que não colocam em pratica. O nosso corpo necessita ingerir diariamente alguns nutrientes importantes que são carboidratos, gorduras boas, proteínas, vitaminas, minerais, dentre outros para manter o bom funcionamento de seu organismo. Os nutricionistas afirmam que, quando uma pessoa fica longo períodos sem comer, ela come além do necessário na refeição seguinte, sem selecionar os nutrientes com qualidade, gerando desperdício de comida na geração de energia que se armazena como gordura no corpo.

No café da manhã é aconselhável, antes de tudo tomar um copo de água bem gelado, para acordar e despertar o seu organismo, após seu corpo ter despertado você pode optar em sucos naturais, chá de ervas, pães e cereais integrais, com adição de creme de ricota light, requeijão light, queijo branco ou ovo não frito. É aconselhável também evitar os fast foods e o excesso de comidas industrializadas, procure alimentos naturais, os nutricionistas enfatizam a escolha de saladas, legumes, cereais e proteínas. Evite salgados fritos, risoles e quibes, dê preferências a lanches naturais. Como sobremesa escolha salada de frutas ou sorvete de frutas. Não é aconselhável beber junto com a refeição, mas substitua o refrigerante pelo suco natural ou a água. Durante o horário de trabalho mantenha uma garrafinha de água ao lado, nosso corpo necessita de no mínimo 2 mil litros e água ao dia.

Em números nosso corpo necessita de 50% Carboidrato, 30% Gorduras Boas e 20%  Proteínas, é nisso que o aplicativo Myfitnesspal esta me ajudando, ele conta todos os nutrientes que eu ingeri durante o dia, e é claro, se eu marcar tudo direitinho.




Quais alimentos estou ingerindo no meu dia-a-dia? Não sei se está correto, este é o jeito e minha forma de se alimentar, cada um opta pela forma que desejar, é claro sempre sendo saudável.

Café da manha (7h00): Eu sempre opto por pães integrais com grão, pois o grão ajuda a saciar por mais tempo minha fome, junto incluo creme de ricota light, requeijão light, margarina light ou queijo branco e para beber eu sempre opto em chá, de preferencia o ché verde.

Lanche (9h00):  Por incrível que pareça, esta refeição eu pulo, mais cada um opta para o que é melhor.

Almoço (12h00): Normalmente escolho uma proteína (carne branca, carne vermelha ou ovo não frito, normalmente prefiro frango), arroz integral com grão ou arroz branco (3 colheres de sopa), vegetais cozidos (brócolis, cenoura, couve, abobrinha, entre outros) e crus (alface, acelga, tomate, cenoura, entre outros), o que falta na minha alimentação são os grãos (feijão, grão de bico, ervilha e soja) que eu não gosto.

Café da tarde (15h00): Normalmente opto por uma fruta, danone, yorgut.

Jantar (18h00): Meu jantar é pré-treino, é a hora que vou para a academia, então opto por um pão integral com grão junto incluo creme de ricota light, requeijão light, margarina light ou queijo branco e chá, de  preferencia o chá verde.

Ceia (21h00): Minha ceia é meu "jantar", é o pós-treino, normalmente opto por proteína e vegetais sendo ele cozinho ou cru.

É claro que eu sou um ser humano e tem dias que pulo um pouco a dieta, mais sempre compenso no dia seguinte. Se eu comi um docinho hoje, amanhã irei compensar em algo mais saudável e com menor teor de calorias.

Bom gente é isso, se mudar alguma coisa eu volto a fazer mais post assim. Espero muito que tenham gostado, se tiver alguma dúvida ou alguma dica, algum receitinha deixe nos comentários, ficarei feliz em responder. Beijinhos fiquem com Deus.

Fontes de Pesquisa: infoescola,




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