14 março 2016

COMO ESCOLHER O SHAMPOO?



Olá meninas, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a escolha do shampoo e a importância deste produto para nossos cabelos, vamos lá?

A primeira coisa que devemos saber, é que na maior parte das vezes, só acertamos o shampoo ideal para nós depois de vários testes! Sim, é importante testar porque o cabeleireiro que indica o produto, não conhece todos os hábitos de seus clientes, e por isso indica apenas com base no tipo de cabelo e uma ou outra característica dos fios, salvo algumas vezes em que o cliente descreve suas atividades, a maneira como lava etc. Desta forma, se seu cabeleireiro te indicou um shampoo que não serviu para você, apenas peça a ele outra orientação e siga testando!

Para que nos orientemos melhor sobre isto, seguem algumas dicas:


CABELO NATURAL
Geralmente, os cabelos naturais aceitam melhor qualquer tipo de shampoo, pois eles estão saudáveis, sem química. Você só precisa ficar atento no seu tipo de cabelo (seco, ressecado, oleoso, misto ou normal). É interessante comprar um produto que foi produzido para seu tipo de cabelo, lembrando que o fio seco e ressecado são diferentes, ou seja, o seco é uma característica do cabelo, enquanto o ressecado veio através de fatores externos como a exposição ao sol, piscina, prancha, secador etc.


CABELO COM COLORAÇÃO
Cabelos com coloração, já precisam de cuidados mais especiais. Se eles estão coloridos artificialmente, porém saudáveis, opte por um produto que proteja a cor para que ela dure mais tempo. Se não estiverem tão saudáveis, o ideal é usar o shampoo para manter a cor aliado a um condicionador ou máscara de efeito restaurador.

CABELOS COM LUZES
Quando seu cabelo está com luzes, ombré hair ou qualquer tipo de técnica que utilize o descolorante, consequentemente os fios estarão mais ressecados, o que pede por um shampoo hidratante (com ph baixo). Além disso, é importante a utilização de um shampoo violeta pelo menos uma vez por semana para a matização dos fios. Se os cabelos estiverem platinados, os cuidados devem dobrar, sendo assim, é necessária a hidratação frequente (semanal, quinzenal ou mensal, dependendo do estado dos fios). 


CABELOS COM ALISAMENTO / REDUÇÃO DE VOLUME
As pessoas que reduzem o volume ou alisam os cabelos, sempre são orientadas a usar shampoos sem sal para que o alisamento dure mais. Algumas pesquisas já indicam que não há esta necessidade, porém, de qualquer forma é importante que os fios sejam tratados de acordo com seu estado e suas características. Se você tem luzes, cabelos oleosos, progressiva e coloração por exemplo, pode buscar por um shampoo para cabelos danificados por química, sem sal, que proteja a cor, e semanalmente utilizar o shampoo violeta para as luzes, além da utilização de máscara para tratamento dos fios, pelos menos uma vez por semana.

Resumindo! Pegue um papel, uma canela e anote as características dos seus cabelos para que consiga obter o melhor produto para você. Quer uma ajuda?

CARACTERÍSTICAS:
 (  ) SECO
(  ) OLEOSO
(  ) MISTO (SECO OU RESSECADO NAS PONTAS E OLEOSO NA RAÍZ)
(  ) RESSECADO POR FATORES EXTERNOS (SOL, PISCINA)

PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
(  ) COLORAÇÃO OU TONALIZANTE
(  ) ALISAMENTO OU REDUÇÃO DE VOLUME
(  ) RELAXAMENTO
(  ) LUZES, MECHAS
(  ) DESCOLORAÇÃO TOTAL

ESTADO:
(  ) RESSECADO APENAS NAS PONTAS / PARTE DO COMPRIMENTO
(  ) RESSECADO EM TODO O COMPRIMENTO
(  ) EXTREMAMENTE DANIFICADO NAS PONTAS / PARTE DO COMPRIMENTO
(  ) EXTREMAMENTE DANIFICADO POR TODO O COMPRIMENTO

Agora que você conhece o seu cabelo e entende suas necessidades, vá até a loja de cosméticos que você mais gosta e peça ajuda para uma vendedora, se não conseguir achar um produto compatível com o que você precisa. Se possível, peça amostras para teste, isto vai ajudar muito!!!


Image Map
 

desenvolvido com ♥ por @camila_waz